A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveu um teste caseiro para detectar o HIV, o vírus da Aids. A partir de abril de 2014, o teste...

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveu um teste caseiro para detectar o HIV, o vírus da Aids. A partir de abril de 2014, o teste estará disponível nas farmácias brasileiras, e será feito através da saliva. Essa já uma segunda versão do teste, já que a primeira apresentou um baixo nível de confiança. Contudo, a Fiocruz afirma que essa segunda versão é segura e confiável.
De acordo com o Governo Federal, cerca de 150 mil pessoas são portadoras do HIV no Brasil e ainda não sabem. O teste será importante na identificação essas pessoas, e conter o problema o quanto antes, impedindo um possível avanço da doença ou transmissão da mesma. Quando o tratamento é iniciado logo na fase inicial da Aids, a terapia garante uma qualidade de vida normal, e ainda diminui as chances de contaminação dos parceiros, pois a quantidade de vírus circulante em seu organismo é diminuída.
Nos EUA, já existe há mais de um ano um teste semelhante, o OraQuick In-Home, que depende apenas de uma amostra de saliva (coletada por cotonete), fica pronto em 20 a 40 minutos, e é eficiente em 92% dos casos.
Itnet
COMMENTS