Com o intuito de debater assuntos relacionados a seca que a cidade de Araçagi vem enfrentando nos últimos meses, várias autoridades part...
Com o intuito de debater assuntos relacionados a seca que a cidade de Araçagi vem enfrentando nos últimos meses, várias autoridades participaram de uma reunião na tarde desta sexta-feira (01), o encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Araçagi e contou com a presença de diversas pessoas, entre elas estavam o deputado estadual Anísio Maia (PT), os vereadores Beto de Paulino (PT), Jandilson Figueirêdo (PSD), Antônio Flôr (PRB) e Rosil Zacarias (PDT).
Representando a administração municipal de Araçagi estiveram presentes o secretário de Administração, Zezinho Pessoa, o secretário de Agricultura, Josélio, e o secretário de comunicação Beto Tavares. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçagi, Josué Benício, também participou da reunião, assim também como representantes da Emater e Emepa, além de Lulinha que esteve representando o Conselho Tutelar de Araçagi. Diversos agricultores, pequenos e médios produtores rurais e membros de associações de moradores da zona rural do município de Araçagi estiveram participando do encontro.
Dando início ao debate falou Josué Benício, atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçagi, ele ressaltou a importância da realização de uma reunião desse tipo, que discute essa problemática que atormenta o homem do campo em todo o Nordeste, mas especificamente na cidade de Araçagi que era o principal foco da discussão.
O representante da Emepa pediu ao deputado Anísio Maia que o mesmo cobre maiores incentivos por parte do governo federal, já que o político tem forte ligação com a presidente Dilma.
Prosseguindo o debate, Zezinho Pessoa, secretário de Administração iniciou sua fala agradecendo o governo federal pela retroescavadeira que a Prefeitura de Araçagi irá receber na próxima segunda-feira (04), em seguida Zezinho Pessoa também pediu a Anísio Maia uma maior cobrança de recursos para o município de Araçagi, finalizando seu discurso, o secretário se dirigiu mais uma vez ao deputado estadual presente e pediu que o mesmo visse a possibilidade de incluir Araçagi no semi-árido, facilitando assim a vinda de recursos para a cidade.
Representando os agricultores do município de Araçagi, falou Fan Dutra, em um discurso bastante inflamado o produtor rural disse que perdeu 50% de sua produção no ano passado, segundo ele é preciso atitudes emergenciais das autoridades, que o mesmo acredita estarem totalmente despreocupadas com a situação vivida pelos agricultores atualmente.
Josélio, secretário de Agricultura de Araçagi, também abordou alguns pontos importantes durante a reunião, ele ressaltou que 60% da economia araçagiense gira em torno da agricultura e pecuária, segundo Josélio o município de Araçagi é o segundo maior produtor de abacaxi de toda a Paraíba, tudo isso são fatos que devem ser levados em conta para que a cidade receba maior atenção e incentivos por parte das autoridades. O secretário ainda disse que pretende implantar um programa de melhoramento de sementes, que segundo ele vai ajudar bastante o homem do campo, tendo em vista que as sementes sendo melhoradas estarão mais resistentes a pragas e as mudanças climáticas.
O vereador Rosil Zacarias também falou da escassez de ações do governo federal no município de Araçagi. Já o vereador Jandilson Figueirêdo relatou o problema do êxodo rural em Araçagi, segundo ele várias pessoas estão abandonando a zona rural araçagiense para viver na zona urbana, Jandilson disse que o o bairro que mais recebe ex-moradores do campo é o bairro Santo Amaro. O vereador também alertou para o grande número de cabeças de gado que foram e estão sendo perdidas durante essa terrível seca.
A voz feminina na reunião foi representada pela presidente da Associação de Agricultores do sítio Mercador, zona rural de Araçagi, ela disse que na sua região algumas pessoas chegam a caminhar cerca de 6 km em busca de água.
Por fim falou o deputado estadual Anísio Maia, o político iniciou sua fala relatando que muitas pessoas se reúnem para discutir temas como esses da seca, fazem acordos se comprometem a fazer algo para melhorar a situação, mas depois todos se esquecem do que foi debatido e não fazem nada. Anísio Maia falou da campanha "SOS Seca" que recolhe assinaturas visando cobrar soluções urgentes e duradouras para amenizar a situação de calamidade enfrentada pela população em decorrência da estiagem. O deputado disse que é preciso que se tenha uma união da bancada nordestina em Brasília, unindo forças para reivindicar do governo federal um fundo de ajuda permanente, para lidar com a seca na região. Segundo Anísio Maia o governo da Paraíba também não está fazendo nada pelos atingidos pela falta de chuvas no Estado.
Portalaraçagi
COMMENTS