O Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH/PB) divulgou nota nesta sexta-feira (15) denunciando a realidade no Presídio do Róger, em ...
O Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH/PB) divulgou nota nesta sexta-feira (15) denunciando a realidade no Presídio do Róger, em João Pessoa.
Confira a nota assinada pelo presidente do conselho, padre João Bosco Francisco do Nascimento:
NotaDia 14 de fevereiro de 2013, pelas 17 horas, o Conselho Estadual de Direitos Humanos esteve realizando visita no Presidio do Roger.
A partir da visita, constatamos que a realidade é a mais grave de todos os tempos.
O lixo está amontoado dentro da unidade misturado com roupas e colchoes enrolados. Existem também roupas espalhadas, creme dental e outros produtos de limpeza pelo pátio da unidade.
Existe uma imensa proliferação de ratos.Presos doentes misturados nos pavilhões: deficiente visual, tuberculose, colostomia…
Presos que moram nos isolados e no reconhecimento, inclusive sem terem direito a visita de familiares e banho de sol.Um imenso amontoado humano.
O Presidio do Roger vive em estado de Calamidade Pública.Trata-se de uma tragédia anunciada.
Como está a situação no momento é segurança zero para os presos, familiares e funcionários do sistema.
Hoje a unidade não tem condições de receber mais nenhum preso. Pelo contrário, devem ser retirados através de um mutirão ou transferência para as comarcas.
Focando a NotíciaProposta:Que o governo do Estado, o Ministério Público, a Defensoria Publica e o Judiciário, precisam sentar em caráter urgentíssimo para adotar medidas, antes que aconteça uma catástrofe.JOAO BOSCO FRANCISCO DO NASCIMENTOPresidente
COMMENTS