O juíz titular da 10ª Zona eleitoral, Dr. Gustavo Pessoa Tavares de Lira, julgou na tarde desta segunda (24), improcedente um pedido de li...
O juíz titular da 10ª Zona eleitoral, Dr. Gustavo Pessoa Tavares de Lira, julgou na tarde desta segunda (24), improcedente um pedido de liminar, feito pelo vereador e candidato a reeleição pela coligação PMDB/PHS/PPL/PR, que tem como candidato a prefeito, Josa da Padaria, Gerson Candido de Farias (Gerson do Gesso), para que a pesquisa anunciada pelo IPESPE (Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas) não fosse divulgada.
De acordo com a decisão do juíz, Gerson do Gesso alegou que o IPESPE registrou a pesquisa junto à justiça eleitoral em 17 de setembro e que o período de aplicação dos questionários foi de 16 e 17 do mesmo mês, por isso não poderia ser autorizada a sua divulgação. Ainda de acordo com o juíz, o argumento de que a coleta dos dados deu-se antes do registro da pesquisa, não ofende a veracidade metodológica da mesma, logo é possivel sim, que seja contratada empresa para a realização de pesquisa e que esta requer que venha a ser divulgada.
O próprio TSE, através do acórdão 357/2004, entendeu que o magistrado não pode proibir a publicação de pesquisa eleitoral, mesmo sob o argumento do exercício do poder de polícia.
Desta forma, não estando demonstrada a fumaça do bom direito, indefiro o pedido de liminar e determino a notificação do representado para, querendo, apresentar resposta no praso legal, resolveu o juís Gustavo Pessoa Tavaress de Lira.
Deste modo fica autorizado o IPESPE, divulgar o resultado da pesquisa anunciada durante o debate entre os prefeitáveis Josa da Padaria e Zenóbio Toscano, realizado na semana passada, em Guarabira.
Este ano, concorrem ao cargo de prefeito de Guarabira os candidatos Josa da Padaria, atual vice prefeito e candidato do grupo situacionista, da coligação Guarabira da gente e o ex deputado e ex prefeito da cidade, Zenóbio Toscano, da coligação Guarabira Tem Jeito.
Sendo confirmada, essa será a primeira pesquisa a ser, oficialmente divulgada, na corrida pela Prefeituta Municipal de Guarabira, e deverá esquentar o clima político na cidade.
Portalmidia
COMMENTS